sábado, 11 de outubro de 2014

GUARDA O TEU CORAÇÃO


Antes de guardar qualquer coisa, guarde o seu coração, este conselho de Salomão foi escrito como que de pai para filho. Apesar de ser bem conhecido dentro da Igreja, é interessante como ele nos fornece princípios valiosos para seguirmos na fé. Vale a pena meditar mais a fundo no que esse versículo quer dizer.
A palavra “coração” usada neste versículo não se refere simplesmente ao órgão principal do corpo humano.  Quando faz menção do coração, a Bíblia está se referindo ao lugar onde se alojam as ideias, emoções e pensamentos. É de onde saem as coisas boas e ruins, e que podem contaminar o homem. “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo.” (Provérbios 23:7).
Nós somos e agimos como pensamos. Alguém disse uma vez, "você quer mudar os resultados, muda as suas ações, e se você quer mudar as suas ações, você deve mudar os seus pensamentos", e se você quer mudar os seus pensamentos, você deve guardar o seu coração.
Quando este versículo nos fala para guardar o coração, nos está dizendo para cuidar do que entra no nosso coração, para que não entrem pensamentos errados. Às vezes nos rendemos a pensamentos que não são os pensamentos de Deus.
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”( Filipenses 4:8).
Não podemos evitar que os pássaros voem sobre a nossa cabeça, mas, podemos evitar que façam os seus ninhos... Não podemos evitar que os maus pensamentos toquem a porta do nosso coração, mas sim, podemos evitar abrir a porta. Nunca devemos seguir os impulsos do nosso coração.
1- Muitas pessoas dizem para você seguir os impulsos do coração e vai ver que tudo vai sair bem, a Bíblia diz que o coração é enganoso. Jeremias 17:9-10
2- Como o coração é enganoso, pode nos sugerir maus pensamentos. Mateus 15:19
3- Por seguir os impulsos do coração, hoje existem muitos casamentos e famílias destruídas.
a) Uma pessoa pode ser muito atraente, mas isso não quer dizer que vai te tratar bem.
b) Antes de tentar um relacionamento além da amizade com alguém, devemos primeiro conhecer o coração (intenção) da pessoa, e isso leva tempo.
4- O impulso é causado por um pensamento que nasce no coração e que se originou como resultado de uma determinada necessidade.
5- Todo impulso leva a algo que não é totalmente certo ou seguro.
Exemplos de decisões tomadas pelo impulso do coração:
 A) Todos temos ouvido sobre os compradores compulsivos. O que é uma coisa compulsiva? De acordo com os dicionários, significa “ter a capacidade de obrigar a fazer ou comprar algo”. Isso significa uma obrigação interna de fazer ou comprar algo, e é causada por um pensamento que veio do coração. O comprador compulsivo quase sempre se arrepende de ter comprado sem necessidade.
B) Outro exemplo é quando a pessoa tem um impulso de namorar com alguém, dependendo do caso, se a outra pessoa aceita, também lamentará isso. Quantas pessoas estão frias ou que já saíram da igreja, justamente por causa de uma decepção sentimental.
 O coração é a única coisa que Deus manda guardar.

Pr. José Ferro
Fonte: Sentido Único

Nenhum comentário:

Postar um comentário